Einstein na Fiocruz: biblioteca exibe periódico assinado

Graça Portela | Ascom Icict/Fiocruz
Imagem do artigo de Einstein que descreve pela primeira vez a Teoria da Relatividade. Fonte: http://de.wikibooks.org/

Artigo descreve a Teoria da Relatividade. Reprodução de http://de.wikibooks.org/. Clique para aumentar.

Em comemoração aos 90 anos da visita de Albert Einstein ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que aconteceu no dia 8 de maio de 1925, a seção de Obras Raras da Biblioteca de Manguinhos exibirá o periódico Annalen der Physik. A edição contém o artigo Zur Elektrodynamik bewegter Korper, de autoria Einstein, datado e assinado pelo físico alemão durante sua visita à Fundação. O artigo descreve pela primeira vez a Teoria da Relatividade, que este ano completa 110 anos de descobrimento. Em uma oportunidade única, o exemplar ficará exposto somente durante o dia 8 de maio de 2015, próxima sexta-feira, no salão de leitura da biblioteca, que fica no Castelo Mourisco da Fiocruz.
O Jornal - Visita de Einstein - 1925

Notícia na capa de O Jornal. Clique.

Conforme a linha do tempo no Portal Fiocruz, a visita de Einstein foi matéria de primeira página no diário O Jornal, intitulada O Dia de Einstein. O texto informava “Einstein, o grande mathematico que, atualmente, o Rio hospeda, passou hontem mais um dia em nossa metropole, tendo feito uma visita ao Instituto Oswaldo Cruz e realizado sua segunda conferência na Escola Polytechnica”. A ilustração da matéria foi feita por desenhista do Instituto. Clique na imagem ao lado para ver a capa da edição em exibição. Em sua visita à América Latina, Einstein passou pela Argentina, Uruguai e Brasil. No país, o físico inicialmente passou no dia 21 de março de 1925, quando visitou o Jardim Botânico e almoçou no hotel Copacabana Palace. Retornou ao Brasil e ficou de 4 a 12 de maio de 1925, hospedado no tradicional Hotel Glória. No período, realizou visitas a diversas instituições, como o Museu Nacional (7/5), o Instituto Oswaldo Cruz (8/5), o Observatório Nacional (9/5) e o Hospital dos Alienados (11/5). Em uma mensagem gravada na Rádio Sociedade, em seu idioma saldou o povo brasileiro, falando da importância dos meios de comunicação radiofônica “para a difusão da cultura e do conhecimento científico, desde que utilizados por pessoas qualificadas”.
Albert Einstein ao lado de Carlos Chagas em visita à Fiocruz em 1925 (foto: Acervo da COC/Fiocruz)

Albert Einstein ao lado de Carlos Chagas em visita à Fiocruz em 1925 (foto: Acervo da COC/Fiocruz)

No IOC, Einstein esteve com Carlos Chagas, Adolpho Lutz, Carlos Burle de Figueiredo, Antonio Eugenio de Area Leão, Nicanor Botafogo Gonçalves da Silva, Alcides Godoy, dentre outros, conforme registro feito na ocasião. Foi durante essa visita que Einstein assinou o exemplar da revista Annalen der Physik, que encontra-se desde então sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos. A edição histórica ficará exposta somente nesta sexta-feira (8/5) no Castelo Mourisco, 3º andar, na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos. Fonte: Agência Fiocruz de Notícias Leia em HCS-Manguinhos: Miller, Arthur I. Einstein e Picassomera coincidência?.Hist. cienc. saude-Manguinhos, Out 2006, vol.13, p.223-231. ISSN 0104-5970

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *