Divulgação científica: cursos de especialização e de extensão no Rio

Janeiro/2015

Dois cursos de divulgação científica estão com inscrições abertas no Rio de Janeiro: um de extensão, na primeira semana de fevereiro, na Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e outro de pós-graduação lato sensu, de março a outubro, na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Extensão no Jardim Botânico

As aulas do curso de extensão do Jardim Botânico serão ministradas de 2 a 6 de fevereiro, das 9h às 16h30, totalizando 30 horas. As inscrições estão abertas até 27 de janeiro. O objetivo do curso é estimular a análise crítica sobre a relação entre ciência, sociedade e mídia e incentivar a prática da comunicação científica voltada para o público leigo, assim como o diálogo com os jornalistas, assessores de comunicação e profissionais da comunicação.

Germana_Barata_Graca_Caldas

Germana Barata e Graça Caldas

As professoras são Germana Barata, bióloga, doutora em História Social pela USP com enfoque na história da comunicação da ciência, e Graça Caldas, jornalista, pós-doutora em Política Científica pela Unicamp e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Ambas são docentes do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor, da Unicamp. O valor do curso é de R$ 150. Acesse a ficha de inscrição.  Mais informações:   (21)3875-6209 ou 3875-6206, extensao@jbrj.gov.br.

Especialização na Casa de Oswaldo Cruz

O Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz tem como objetivo formar especialistas em mediação entre ciência, tecnologia e sociedade, tanto no campo profissional prático como no de pesquisa científica. Coordenado por Diego Bevilaqua e Carla Gruzman, o curso como tem público-alvo museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica. A carga horária é de 360 horas presenciais, com início das aulas em 30 de março e previsão de término em outubro de 2015. As inscrições vão até 23 de fevereiro de 2015. Baixe a chamada pública.

CursoDCCOC2015

Leia em HCS-Manguinhos:

Museus e Ciências – suplemento temático. Volume 12. 2005.

A ciência e seus públicos – suplemento temático. Volume 20, nov. de 2013).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *