Workshop no Rio debaterá desafios de periódicos interdisciplinares

CAPA_corte1

Nos últimos anos, editores e membros dos corpos editoriais de revistas interdisciplinares têm sido confrontados com uma combinação de antigas e novas dificuldades para validar sua existência e melhorar a gestão, qualidade e visibilidade de suas publicações.

Estes desafios têm sido especialmente agudos em periódicos acadêmicos latino-americanos publicados na região e no exterior, nos quais os editores têm de trabalhar com autores formados nas ciências sociais e humanas que tentam disseminar suas pesquisas para públicos de diferentes disciplinas. Infelizmente, esses editores não tiveram até o dia de hoje um espaço de discussão organizada desses desafios comuns. O objetivo deste workshop é proporcionar tal espaço, contando com a rica experiência de editores do Brasil, de outros países da América Latina e do Reino Unido. O diálogo entre editores em torno da situação atual e as estratégias de seus periódicos irão ajudá-los a elaborar políticas editoriais consistentes, inovadoras e sustentáveis. Este workshop faz parte de projeto de colaboração de um ano apoiado pela British Academy entre a revista brasileira História, Ciências, Saúde- Manguinhos, publicada pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e o periódico britânico Journal of Latin American Studies, publicado pela Cambridge University Press. Nosso objetivo e expectativa é de que editores de várias partes da região do Brasil, de América Latina e do Reino Unido possam contribuir com reflexões, especialmente preparadas para este evento, sobre as agendas contemporâneas e futuras da editoração, indexação e impacto das publicações periódicas interdisciplinares nas áreas de ciências humanas e sociais, com ênfase na história. A associação entre ciências humanas e sociais justifica-se porque em muitos países latino-americanos a história é considerada ora parte das ciências humanas, ora um componente das ciências sociais. Programação_Workshop INFORMAÇÕES PERIÓDICOS PARTICIPANTES Organizadores e Coordenadores: Marcos Cueto (Editor científico – HCSM) André Felipe Cândido da Silva (Editor científico – HCSM) Roberta Cardoso Cerqueira (Editora executiva – HCSM)
Informações e contato: hscience@coc.fiocruz.br Tel.: (55 21) 3865-2181 | 3865-2208 Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz Av. Brasil, 4365 | Prédio do Relógio 21040-900 | Rio de Janeiro – RJ | Brasil COMO CHEGAR   CAPA_apoios
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *