Colapso de ditaduras é tema de colóquio no Maranhão

Janeiro/2014

Será realizado de 8 a 11 de abril de 2014 em São Luis, no Campus de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o II Colóquio O Colapso das Ditaduras: Rupturas e Continuidades, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e História Contemporânea (Nupehic/Uema), o Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política (LEMP/UFRJ), o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioespacial – Regional (PPGDSR – Uema), a Rede Proprietas (UFF) e o Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN/Uema).

Em outubro de 2012, o Colóquio Internacional O Colapso das ditaduras – Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, colocou em tela o problema histórico da transição. Agora, o II Colóquio Internacional buscará promover a inserção das regiões Norte e Nordeste no país nas discussões, que têm ficado mais concentradas no eixo Sul e Sudeste do país. Pretende-se que sejam lançadas novas luzes sobre as especificidades históricas das regiões Norte e Nordeste e os trabalhos desenvolvidos nessas áreas.

Serão aceitas propostas de comunicações sobre transições e regimes pós-ditaduras referentes a processos nacionais pós-Segunda Guerra Mundial. Envio dos resumos de trabalhos até 17/02. Mais informações em www.nupehic.net.

Leave a Reply