COC abre inscrições para o curso ‘Instituições de Memória e Documentação’

Junho/2017

Clique para aumentar

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) abre as inscrições para o curso livre ‘Instituições de Memória e Documentação’ de 5 a 14 de junho. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção para o e-mail secadcoc@fiocruz.br. As aulas acontecem entre 26 e 30 de junho, das 9h às 12h30, na Oficina-Escola de Manguinhos, no campus principal da Fiocruz no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365). O curso é gratuito.

Ministrado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da COC Paulo Elian, o curso terá a participação das professoras Caroline Cantanhede, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão ligado ao Ministério da Cultura, e Luciana Heymann, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV).

O programa aborda diferentes projetos de constituição de centros de documentação e memória, buscando compreender os aspectos históricos, políticos e técnico-científicos que fornecem as bases para a atuação dessas instituições nas atividades de custódia e difusão de acervos e informações. O resultado do processo seletivo será divulgado em 22 de junho.

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Santos, Paulo Roberto Elian dos. Uma abordagem arquivística: os documentos de um laboratório das ciências biomédicas. Mar 2012, vol.19, no.1

Heymann, Luciana Quillet. O arquivo utópico de Darcy Ribeiro. Mar 2012, vol.19, no.1

Lacerda, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: produção e sentido de documentos visuais. Mar 2012, vol.19, no.1

Lima, Ana Luce Girão Soares de et al. Ciência, política e paixão: o arquivo de Carlos Chagas Filho. Abr 2005, vol.12, no.1
Salvar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *