Chamada de artigos: a história da divulgação científica

A comunicação pública da ciência e tecnologia começou há muitos séculos, com a ciência moderna. O estudo de seus aspectos históricos nos ajuda a entender como as suas formas mudam de acordo com as concepções filosóficas sobre a ciência, os conteúdos científicos, a cultura local, os interesses políticos e econômicos e os meios de comunicação disponíveis em diferentes tempos e lugares.

Existem poucas análises sobre como a comunicação da ciência se desenvolve historicamente, principalmente no mundo em desenvolvimento.

Para ajudar a preencher esta lacuna, o Journal of Science Communication (JCOM) terá uma edição especial sobre história da comunicação da ciência e convida pesquisadores a submeterem artigos. A revista busca trabalhos inéditos escritos escritos por pesquisadores com diferentes origens, olhares, perspectivas e abordagens metodológicas. O artigo pode ter foco nas mudanças na área e em instituições como museus, centros de ciência, festivais, revistas ou novas mídias.

Os textos serão submetidos a revisão por pares. A revista estimula a apresentação antecipada para permitir a revisão e a publicação da Edição Especial. O tamanho sugerido para contribuições especiais é de 5 mil palavras para artigos de pesquisa e 3 mil palavras para ensaios.

Os manuscritos devem ser recebidos até 12 de dezembro de 2016.

Editores convidados: Luisa Massarani (Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, Brasil), Ildeu de Castro Moreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil) e Bruce Lewenstein (Universidade de Cornell, Estados Unidos).

Mais informações:
http://jcom.sissa.it/call-papers-history-science-communication

Leia em HCS-Manguinhos:

A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920. Moreira, Ildeu de Castro and Massarani, Luisa. Fev 2001, vol.7, no.3

Miguel Ozorio de Almeida e a vulgarização do saber. Massarani, Luisa and Moreira, Ildeu de Castro. Ago 2004, vol.11, no.2

A ciência e seus públicos – suplemento temático de HCS-Manguinhos. Volume 20, nov. 2013.

Museus e Ciências – suplemento temático de HCS-Manguinhos. Volume 12. 2005.

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Polegares e corações entre ciência e sociedade
Editorial de Fábio Gouveia na revista Trabalho, Educação e Saúde discute a contribuição da altmetria no campo dos indicadores científicos
 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *