Câncer no Ceará, 1940-1954: da filantropia à pauta dos médicos e da saúde pública

Maio/2018

No início dos anos 1940, a medicina e a saúde pública passaram por mudanças relevantes no Brasil, como o aparelhamento estatal e a criação de instituições e serviços públicos de saúde, num modelo de centralização administrativa e verticalização das ações. Foram criados os Serviços Nacionais, direcionados a doenças consideradas prioridades. Os destaques na agenda sanitária eram as endemias rurais e algumas doenças transmissíveis de grande prevalência, como a tuberculose e a malária, ambas recebendo serviços nacionais específicos ao seu controle. Uma exceção a esse modelo foi o câncer, então considerado um problema distante da realidade brasileira, mas que passou a contar com um serviço nacional específico em virtude das fortes articulações dos médicos relacionados ao seu controle no Distrito Federal e em São Paulo.

No início da década de 1940, o câncer não representava um tema de interesse para a medicina e a saúde pública no estado do Ceará, sendo considerado um problema de filantropia. A partir da ação de um grupo de médicos e seus aliados, o câncer foi posto na pauta dos médicos e da saúde pública, levando à Campanha Contra o Câncer, em 1954. O artigo O câncer no Ceará: a conformação de um problema médico-social, 1940-1954, de Luiz Alves Araújo Neto e Luiz Antonio Teixeira, analisa este processo a partir do estudo de artigos médicos, documentos institucionais, biografias, jornais e outros documentos produzidos sobre e pelos personagens envolvidos com as ações anticâncer no Ceará.

Leia em HCS-Manguinhos:

O câncer no Ceará: a conformação de um problema médico-social, 1940-1954, artigo de Luiz Alves Araújo Neto e Luiz Antonio Teixeira (vol.25, no.1, jan./mar. 2018)

Saiba mais sobre os fundadores do ICC citados no artigo

Como citar este post:

Câncer no Ceará, 1940-1954: da filantropia à pauta dos médicos e da saúde pública. Blog da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 2018. Publicado em 23 de maio de 2018. Acesso em 23 de maio de 2018. Disponível em http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/cancer-no-ceara-1940-1954-da-filantropia-a-pauta-dos-medicos-e-da-saude-publica/

 

Leave a Reply