Campanha de pesquisadores busca reunir cópias de documentos do Arquivo do Museu Nacional

Agosto/2018

Pesquisadores de várias instituições brasileiras deram início a uma campanha para reunir cópias de documentos que pertenceram ao Arquivo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, recentemente destruído pelo grande incêndio. Se você tem documentos digitalizados, fotocopiados ou transcritos, originalmente preservados no Arquivo do Museu Nacional, pedimos sua atenção para o que segue.

Muitas dissertações, teses e pesquisas históricas foram realizadas com a documentação até então preservada no Museu Nacional. Se todos nós compartilharmos os nossos registros (arquivos de texto e imagens digitais), é possível formar um bom Arquivo Digital. Compartilhar esses registros é o mínimo que podemos fazer para a reconstrução do Museu Nacional.

Os arquivos de texto e as imagens digitais recolhidos pela campanha serão depositados em um repositório. Após a reestruturação do Museu Nacional, todos esses documentos digitais serão repassados aos técnicos da instituição.

Para participar, basta enviar seus registros para museunacionalresgate@gmail.com, com as seguintes informações:

Seu nome e instituição onde trabalha e/ou desenvolveu a dissertação/tese

Relação no Word com as seguintes informações:

Autor do documento (se houver)

Título do documento (se houver)

Data do documento (se houver)

Localização do documento, a mais completa possível (código do documento no antigo Arquivo do Museu Nacional, por exemplo: Registro de Atas e Deliberações do Conselho Administrativo do Museu Nacional, Livro n. 4, 1885-1893, BR.MN.MN.CD.o.2)

Se faltar alguma informação, por favor indique. É muito importante também identificar os arquivos (imagem e texto) com o nome do autor ou título ou localização.

Por favor, se você compartilhar os seus registros, avise-nos para que possamos organizar uma relação de todos os colaboradores da campanha.

Leave a Reply