Caixa Cultural Rio lança um olhar sobre o Bispo do Rosário

Setembro/2013

Arthur_Bispo_do_Rosário

Estátua do artista em sua terra natal, Japaratuba, Sergipe (Wikipédia)

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 15 de setembro a 10 de novembro, a exposição “Walter Firmo: um olhar sobre o Bispo do Rosário”, que reúne a obra de dois importantes nomes da arte brasileira – um por trás da câmera, o outro em foco. A mostra é composta por 28 fotografias, produzidas em 1985, além de um vídeo dirigido pela curadora, a psicanalista Flavia Corpas. O projeto tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Na mostra, a produção artística de Arthur Bispo do Rosário vem a público em perspectiva, sob o olhar de Walter Firmo. O ensaio fotográfico foi ambientado na antiga Colônia Juliano Moreira (RJ), local onde Bispo viveu e produziu suas criações, durante 25 anos ininterruptos. O vídeo relata, por meio de entrevista, a experiência vivida pelo fotógrafo Firmo e pelo jornalista José Castello durante os três dias em que estiveram com o artista, em 1985.

“A exposição convida o espectador a percorrer uma trajetória de imagens, enfocando tanto aquilo que marcou Firmo, em seu encontro com Bispo, que foi traduzido pelo fotógrafo com o uso de sombras por todo o ensaio, quanto algo que é fundamental em Bispo do Rosário: a singular relação do artista com sua obra” declara a curadora.

Mais sobre Arthur Bispo do Rosário:

Bispo do Rosário (1911 – 1989) é considerado um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros, de reconhecido valor artístico, nacional e internacional. Em 2012, as obras do artista fizeram parte de 30ª Bienal de São Paulo e também foram apresentadas em uma exposição individual, no Albert and Victoria Museum, em Londres, no âmbito da Olimpíada Cultural, evento das Olimpíadas de Londres. Em 2013, o artista representará, pela segunda vez, o Brasil na Bienal de Veneza. Bispo ficou internado em um hospital psiquiátrico por mais de 25 anos ininterruptos. Em razão disso, sua obra só foi trazida ao público em 1982, por meio do documentário “O prisioneiro da passagem”, do psicanalista e fotógrafo Hugo Denizart, e devido ao interesse do crítico de arte Frederico Morais pela obra do artista.

Mais sobre Walter Firmo:

O carioca Walter Firmo tem, como marca de seu trabalho, o registro de pessoas, personalidades e manifestações da cultura brasileira. A qualidade de suas imagens pode ser notada nos livros “Walter Firmo – Antologia Fotográfica”, “Paris parada sobre imagens” e “Rio de Janeiro cores e sentimentos”, além de diversas participações em livros de fotografia e exposições coletivas. Firmo foi o ganhador do prêmio Esso de reportagem, em 1963, pela série de cinco reportagens “Cem dias na Amazônia de ninguém”. O fotógrafo também foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon.

Livro, palestra e debate:

Na abertura da exposição, no dia 14 de setembro (sábado), será lançado o livro “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo do Rosário”, patrocinado pelo edital Pró-Artes Visuais, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.

No dia 28 de setembro (sábado), às 17h, acontecerá uma palestra sobre a vida e a obra de Bispo do Rosário, com a participação da curadora Flavia Corpas. E no dia 5 de outubro (sábado), às 17h, será realizado um debate sobre as relações entre fotojornalismo, arte e a produção de Walter Firmo, com participação do próprio autor, e dos fotógrafos e especialistas Andreas Valentim e Simone Rodrigues.

Programação:

Lançamento do livro “Walter Firmo: um olhar sobre Bispo do Rosário”
Data: 14 de setembro de 2013 (sábado)
Hora: 18h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2

Palestra “As coisas do mundo: a vida e a obra de Bispo do Rosário”
Data: 28 de setembro de 2013 (sábado)
Hora: 17h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala de Cinema 1
Palestrante: Flavia Corpas – Psicanalista, curadora de artes visuais e doutoranda em Psicanálise pela PUC-RJ

Debate: “Em torno do real: fotojornalismo e arte”
Data: 5 de outubro de 2013 (sábado)
Hora: 17h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala de Cinema 2
Participantes: Andreas Valentim (fotógrafo, curador, pesquisador e Doutor em História Social pela UFRJ), Simone Rodrigues (fotógrafa, pesquisadora e Mestre em História da Cultura pela PUC-Rio) e Walter Firmo (fotógrafo, jornalista e professor de Fotografia)

Serviço:

Exposição “Walter Firmo: um olhar sobre o Bispo do Rosário”
Abertura para convidados e imprensa: 14 de setembro de 2013 (sábado), às 18h
Visitação: de 15 de setembro a 10 de novembro de 2013 (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência

Fonte: Caixa Cultural

Leia em História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

Classificando diferenças: as categorias demência precoce e esquizofrenia por psiquiatras brasileiros na década de 1920, artigo de Ana Teresa A. Venancio

Conheça também nosso número especial:
Hospício e Psiquiatria na Primeira República: diagnósticos em perspectiva histórica

Leave a Reply