As marcas cruéis da varíola em trabalhadores entre 1933 e 1944

As fichas e as fotografias 3X4 de 62 de trabalhadores que, ao solicitarem suas carteiras de trabalho na Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul entre 1933-1944, tiveram um sinal particular registrado – as marcas da varíola – são o foco da pesquisa do professor Aristeu Elisandro Machado Lopes, da Universidade Federal de Pelotas. Embora não fosse este o motivo pelo qual esses homens e mulheres foram fotografados, seus registros contribuem para o estudo das relações entre a fotografia e as doenças.

“Trabalhar com as fotografias desses trabalhadores marcados com a varíola é demonstrar como a doença era severa com os contagiados que, se sobrevivessem, teriam de conviver com as marcas”, afirma Lopes.

Leia em HCS-Manguinhos:

Os trabalhadores com sinais de varíola no acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, 1933-1944, artigo de Aristeu Elisandro Machado Lopes (vol.23, no.4, out./dez. 2016)

Leia também:

No Blog:

Morre Donald Henderson, líder da erradicação da varíola no mundo
Leia em HCS-Manguinhos a entrevista feita pelos historiadores Gilberto Hochman e Steven Palmer com o epidemiologista norte-americano

Varíola, punição de Sakpata
No ensaio Doenças, religião e medicina: a varíola no Benim, século XIX, Elisée Soumonni, do Benim, examina as percepções e interpretações das doenças no Daomé pré-colonial.

Na revista:

Disease, religion and medicine: smallpox in nineteenth-century Benin (Doenças, religião e medicina: a varíola no Benim, século XIX), artigo de Elisée Soumonni (vol.19  supl.1, dez., 2012)

Erradicando a varíola, visitando laboratórios e um pouco de turismo: notas de viagem de um cientista canadense ao Brasil, artigo de Steven Palmer, Gilberto Hochman e Danieli Arbex (vol.17 n.3, 2010)

Vacina antivariólica: visões da Academia de Medicina no Brasil Imperial, artigo de Tania Maria Fernandes (v.11 supl.1, 2004)

Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada, artigo de Ângela Pôrto e Carlos Fidelis Ponte (vol.10 supl. 2, 2003)

A epidemia de varíola e o medo da vacina em Goiás, artigo de Eliézer Cardoso de Oliveira. (v.20, n.3, 2003)

‘Alastrim, varíola é?’, artigo de Luiz Antonio Teixeira (v.7, n.1, 2000)

 

Leave a Reply