‘Arquivos, ditadura e democracia’ é tema de seminário na COC

Setembro/2014

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 18 de setembro, das 9h30 às 17h o seminário Arquivos, ditadura e democracia. A atividade, que faz parte do ciclo de eventos Ciência e saúde – 50 anos depois do golpe, busca promover o debate sobre os diferentes aspectos da produção e do uso dos documentos de arquivo como fontes para a pesquisa histórica sobre o período do regime civil-militar (1964-1985). A atividade acontece na Sala 405 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Av. Brasil, 4.036 – Rio de Janeiro).

Na programação, destacam-se as discussões sobre a utilização desses arquivos no apoio às atividades das comissões da verdade e na promoção de projetos de educação patrimonial. Outro tema que estará em pauta é o acesso aos arquivos no contexto das políticas públicas. O evento terá a presença de historiadores e pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers), e da própria COC, que compartilharão suas experiências com os demais participantes

Além de discutir a questão dos arquivos enquanto instrumentos que permitem a construção de narrativas sobre as ações de repressão e resistência políticas durante os anos de chumbo, o evento tem por objetivo oferecer uma visão mais panorâmica, que permita apreender de um ponto de vista processual, histórico, os distintos parâmetros que as instituições arquivísticas assumem no desenvolvimento da pesquisa e da memória relativas à ditadura civil-militar brasileira.

Ciência e saúde: 50 anos depois do golpe – O ciclo de eventos propõe uma reflexão sobre a ditadura sob a perspectiva da saúde e das ciências biomédicas, campo no qual a Fiocruz desempenhou um papel relevante no período, ao lado de outros atores e forças políticas. A programação inclui simpósios, mesas-redondas, seminários, entrevistas especiais na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, e um ciclo de filmes em curtas-metragens com os temas da saúde e da questão indígena no regime militar.

Programação:

Data: 18 de setembro de 2014

Horário: 9h30 a 17h

Local: Fiocruz – Campus de Manguinhos – Prédio da Expansão – Sala 405 (Av. Brasil, 4.036)

Mesas:

9h30 – Mesa 1

Coordenação: Nara Azevedo (COC/Fiocruz)

Teresa Eleutério – Comissão Nacional da Verdade (CNV)

Denise Assis – Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV)

Samantha Viz Quadrat – Universidade Federal Fluminense (UFF)

12h30 – Almoço

14h – Mesa 2

Coordenação: Gisele Sanglard (COC/Fiocruz)

Ana Luce Girão – Jefferson Almeida Silva – Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Ricardo Pimenta – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Clarissa Sommer Alves – Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers)

17h – Encerramento

 

Fonte: COC/Fiocruz

Leave a Reply