Doença de Chagas 106 anos após sua descoberta é tema de palestras

Carlos Chagas atendendo Rita, um dos primeiros casos da tripanossomíase americana. Ao fundo, vê-se o vagão da Estrada de Ferro Central do Brasil, que lhe servia de alojamento e laboratório em Lassance, MG. Minas Gerais, iní­cio da década de 1910 | Acervo COC

Carlos Chagas atende Rita, um de seus primeiros casos, no iní­cio da década de 1910 | Acervo COC

‘106 anos após a descoberta: O tempo não para. Desafios no diagnóstico, terapia e inclusão do portador’ é o tema da 3a edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras, que acontece em 9 e 10 de abril no campus da Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365). Os interessados podem se inscrever ou submeter trabalhos até 26 de fevereiro.

Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre avanços e desafios na busca de solução para os problemas relacionados à doença de Chagas.  Cientistas brasileiros, argentinos e bolivianos contextualizarão a situação da doença de Chagas na America Latina.

“A proposta é de discutir os desafios do controle da doença diante das crises econômicas e ambientais, com uma visão mais integrada. Além disso, esperamos debater sobre o cenário atual e a necessidade de busca de soluções para doenças negligenciadas – dentre elas, a doença de Chagas –, que afligem a população mais vulnerável, os menos informados e afortunados”, comentou a pesquisadora do IOC Joseli Lannes, uma das organizadoras do evento.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para ciclocarloschagas@ioc.fiocruz.br até 26 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e o número de vagas está sujeito à lotação do auditório. Veja a programação.

Fonte: Comunicação / IOC / Fiocruz

Leia em HCS-Manguinhos:

Emmanuel Dias fumigando inseticida em moradia. Bambuí, s.d. | Acervo COC

O pesquisador Emmanuel Dias fumigando inseticida em moradia. Bambuí­, sem data | Acervo COC

Doença de Chagas, doença do Brasil, artigo de Ivan da Costa Marques. (vol.20, no.1, mar 2013)

Carlos Chagas e os debates e controvérsias sobre a doença do Brasil (1909-1923), artigo de Simone Petraglia Kropf (vol.16, suppl.1, jul 2009)

A viagem científica de Neiva e Penna: roteiro para os estudos das doenças do sertão, artigo de Joffre Marcondes de Rezende (vol.16, supl.1, jul 2009)

Fotografia e valor documentário: o arquivo de Carlos Chagas, artigo de Aline Lopes de Lacerda (vol.16, supl.1, jul 2009)

No coração do Brasil, uma capital saudável – a participação dos médicos e sanitaristas na construção de Brasília (1956-1960), artigo de Tamara Rangel Vieira  (vol.16, supl.1, 2009)

The reception by French physicians of Chagas’ discovery of Trypanosoma cruziand American trypanosomiasis (1909-1925), artigo de Gabriel Gachelin and Annick Opinel (vol.16, supl.1, jul 2009)

The discovery of Trypanosoma cruzi and Chagas disease (1908-1909)tropical medicine in Brazil, artigo de Simone Petraglia Kropf e Magali Romero Sá (vol.16, supl.1,  jul 2009)

Leia no Blog de HCS-Manguinhos:

Vacina terapêutica contra Chagas é testada com sucesso em camundongos

E ainda:

Visite a Exposição Carlos Chagas Virtual (de onde foram extraídas as fotos acima)

Leave a Reply