Recent Posts

Maria Paula Meneses (1963 – 2026)

Lamentamos o falecimento da pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, no dia 8 de fevereiro de 2026. A antropóloga propunha “uma ecologia de saberes para descolonizar as nossas mentes”, conforme explicou em entrevista ao Blog de HCS-Manguinhos.

O Código de Águas (1934) sob a perspectiva da salubridade

Artigo de Fábio Alexandre dos Santos, da Unifesp, reflete sobre como o Código de Águas, de 1934, proposto essencialmente para regular o setor de geração de energia hidrelétrica, trouxe ao debate questões relativas à salubridade, aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, à poluição e à proteção da natureza.

Para pensar e repensar a ciência

Dois livros para refletir sobre a ciência ganharam resenhas na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 32, 2025): Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências, de Isabelle Stengers, e Handbook for the historiography of science, de Mauro Lúcio Condé e Marlon Salomon. Confira!

Natural ou laboratorial? Artigo discute origens do vírus da Covid 19

Capas dos livros Viral (2021) e Sem fôlego (2023), edição brasileira de Breathless (2022) Ricardo Waizbort, do IOC/Fiocruz, e Francisco Dionísio, da Universidade de Lisboa, analisam as obras Viral, de Alina Chan e Matt Ridley, e Sem fôlego, de David Quammen. Identificar as origens do novo coronavírus – o SARS-CoV-2, causador da pandemia -, é necessário para evitar outras pandemias.

Arte para repensar ideias

Detalhe de obra de António Ole, 2001 Artigo na revista HCS-Manguinhos (v. 32, suplemento, 2025) estimula reflexões pós-coloniais a partir de quatro obras de artistas africanos ou de ascendência africana da coleção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Portugal

Olhares coloniais: origens da fotografia antropológica

Capa de Miradas Coloniales Revista HCS-Manguinhos publica resenha do livro Miradas coloniales: fotografía antropológica y colonialismo visual, de Miguel Ángel Puig-Samper (Madrid: Catarata, 2024)

Imagens da ciência no século XIX em foco

A obra As Grandes Invenções, do francês Louis Figuier, é analisada pelo historiador da ciência Breno Arsioli Moura, da UFABC, em artigo na revista HCS-Manguinhos

Retrospectiva HCSM 2025

Com Marcos Cueto, Roberta Cardoso Cerqueira e Gabriel Lopes no comando, o ano de 2025 foi frutífero para a revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos. Confira os momentos mais marcantes!

Abecedário da saúde da criança chegou de NY ao Rio em 1925

Com 25 lições em 27 páginas, obra foi traduzida e adaptada para o português pelo médico-educador José Paranhos Fontenelle da original Child health alphabet, de Mrs. Frederick Peterson (Nova York, 1918). Em artigo na revista HCS-Manguinhos, Heloísa Helena Pimenta Rocha, da Unicamp, apresenta o livro como fonte significativa para a compreensão dos processos de produção e circulação transnacional de impressos para ensino de noções de higiene e saúde.

Emoções, conversas e aprendizado no QuitoZoo

Pesquisadores brasileiros e equatorianos estudaram experiências familiares de visita ao zoológico de Quito, Equador, e publicaram artigo na revista HCS-Manguinhos (v. 32, 2025)

Como famílias interagem numa exposição sobre amor e perdão?

Visitas ao Maloka, museu de ciências em Bogotá, Colômbia, foram gravadas por câmeras acopladas em crianças. Leia sobre o estudo em artigo na HCS-Manguinhos!

MPF aciona União por ataques da Marinha do Brasil à memória de João Cândido, o ‘Almirante Negro’

Manifestações foram consideradas ofensivas à memória de João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata. Os bordados feitos por ele na prisão inspiraram artigo de José Murilo de Carvalho (HCS-Manguinhos, v. 2, n. 2, 1995).

HCS-Manguinhos debate legados e responsabilidades de museus portugueses

Coleções coloniais e pós-coloniais em discussão no suplemento de 2025

Leishmanioses no Novo Mundo no tempo presente 

O historiador Jaime Larry Benchimol, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, lança na quinta-feira, 18/12, às 14h, no CDHS, na Fiocruz, no Rio, o terceiro volume da trilogia sobre leishmanioses

Colônia Juliano Moreira de Bispo do Rosário a Gilmar Ferreira

As obras de dois artistas internados no manicômio em épocas diferentes é tema de artigo na revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (v. 32, 2025)